Por que os consumidores abandonam seus carrinhos nas lojas online e como você pode resolver isso

O abandono de carrinho é um desafio para empreendedores no e-commerce. Segundo uma pesquisa do site Opinion Box com mais de 2.100 consumidores, 78% dos compradores têm o hábito de abandonar o carrinho em compras online.

Por que os consumidores abandonam seus carrinhos?

  • Altos custos de envio: O frete é o principal motivo de abandono de carrinhos no e-commerce, com 66% dos consumidores afirmando que o valor da entrega os desmotiva a finalizar a compra. Dessa forma, oferecer frete grátis ou reduzido pode ser uma estratégia eficaz para diminuir essa taxa.
  • Dificuldade no processo de checkout: Um processo de pagamento complicado pode desanimar os clientes. Logo, simplificar o checkout solicitando apenas as informações essenciais e evitar exigir a criação de contas, pode ajudar os consumidores a finalizarem o processo de compra.
  • Falta de opções de pagamento: Oferecer diversas formas de pagamento, como parcelamento no cartão de crédito e descontos para pagamentos à vista, pode facilitar a conclusão da compra, especialmente para itens de valor mais elevado.
  • Preços altos e taxas surpresa: Transparência nos preços é essencial. Evite taxas ocultas e pratique uma precificação justa para construir a confiança do cliente.
  • Falta de confiança na segurança do site: A segurança é uma preocupação para muitos consumidores, com 19% abandonando o carrinho por falta de confiança no site. Certificados de segurança visíveis e um checkout transparente são essenciais para tranquilizar os consumidores.

Carrinhos abandonados podem ser vistos como sinais de alerta deixados pelos próprios consumidores, indicando pontos importantes a serem melhorados em um e-commerce.

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24 de julho de 20240

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