Se você tem um negócio, já deve ter ouvido falar sobre funil de vendas. Mas será que você realmente entende o que ele representa? Ou melhor: será que sua empresa usa essa estratégia a seu favor?
Se você não tem clareza sobre o caminho que seu cliente percorre até fechar negócio, pode estar deixando dinheiro na mesa (e a gente nem está exagerando).
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas é uma representação do caminho que um potencial cliente percorre, desde o primeiro contato com sua marca até a decisão de compra. Ele é dividido em etapas, geralmente assim:
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Topo do funil (atração): onde você chama a atenção de quem ainda nem sabia que precisava de você.
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Meio do funil (consideração): quando a pessoa já reconhece que tem um problema e começa a buscar soluções.
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Fundo do funil (decisão): hora da verdade. O cliente está pronto para comprar de você ou do concorrente.
Essa jornada pode ser rápida ou demorar meses, dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece. Mas ela sempre existe. E quanto mais você entende e organiza essas etapas, mais previsível (e escalável) fica o seu processo de vendas.
Por que isso é tão importante?
De acordo com uma pesquisa da Salesforce, 79% dos leads nunca se transformam em vendas reais, principalmente porque não foram “nutridos” corretamente ao longo da jornada. Ou seja: você pode estar atraindo muitas pessoas, mas sem estratégia, elas não vão até o final do caminho.
Outro dado relevante: empresas que usam um funil estruturado conseguem aumentar em até 45% a taxa de conversão, segundo estudo da MarketingSherpa. Ou seja, vender de forma organizada faz MUITA diferença.
Como saber se seu funil está funcionando?
Aqui vão alguns sinais de alerta:
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Você atrai visitantes, mas eles somem sem deixar contato.
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Tem leads, mas ninguém responde suas propostas.
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Suas vendas dependem 100% de indicações ou do “boca a boca”.
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Você não sabe qual conteúdo criar nem qual ação fazer em cada momento.
Se você se identificou com pelo menos um desses pontos, está na hora de repensar sua estratégia.
E onde a agência entra nisso?
Aqui, ajudamos você a desenhar e colocar em prática o seu funil de vendas, desde a atração até a conversão. Como?
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Mapeando o comportamento do seu público-alvo;
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Criando conteúdos e campanhas alinhadas a cada etapa;
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Automatizando processos de nutrição e relacionamento;
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Otimizando sua comunicação para que ela traga resultado, não só likes.
Mais do que trazer tráfego ou seguidores, nosso foco é ajudar você a vender melhor. Porque no fim das contas, é isso que faz um negócio crescer com consistência. Entre em contato!